Montagens de computadores



Um computador de tipo PC é modulável, isto é, pode ser montado utilizando elementos materiais de diferentes construtores, para obter um computador conforme às suas necessidades.

Os elementos constitutivos do computador a montar são os seguintes:


• A caixa : chassis metálico que agrupa os elementos internos do computador. É quase sempre fornecido com a sua alimentação eléctrica e um jogo de parafusos, de conectores e de fitas.


• A placa-mãe : grande placa impressa que permite conectar um processador, memória, discos duros e leitores de CD/DVD, e incluindo um jogo de conectores de extensão.


• O processador, circuito integrado principal do computador, verdadeiro cérebro do computador responsável pelos cálculos principais.


• Os módulos de memória RAM,


• Os periféricos de armazenamento como os discos duros, os leitores ou gravadores de CD-ROM e DVD-ROM, bem como o leitor de disquetes.


• As cartas de extensão, permitindo aumentar as funcionalidades e desempenhos do computador.



Placa-mãe

A placa-mãe é uma placa principal, assumindo a forma de um grande circuito impresso e possuindo conectores para o processador, a memória viva, as placas de extensão.


É necessário, antes de mais, consultar cuidadosamente o seu manual a fim de localizar os diferentes conectores.







• Todas as operações descritas neste processo são simples, mas um ERRO (inversão de conectores por exemplo) pode provocar ESTRAGOS IRREVERSÍVEIS no material. Este guia foi feito para ajudá-lo, não é uma referência, é por isso que Kioskea.net não saberia ser responsável dos prejuízos causados pela sua má utilização.


• Para todas as operações descritas, é necessário assegurar-se que desligou o cabo de alimentação do PC, seguidamente desembaraçar-se da electricidade estática tocando por exemplo a caixa metálica do computador com uma mão, e com a outra o chão!






Preparar a caixa


Quando nos preparamos para instalar um PC, é necessário verificar se possuímos uma chave de fenda cruciforme, os parafusos de que necessitaremos, assim como os diferentes cabos e conectores.


Existem algumas regras simples a respeitar:


• Nunca aparafusar a fundo!


• Nunca forçar!




A primeira etapa consiste em abrir inteiramente a caixa, seguidamente colocá-la ao comprido sobre uma superfície larga onde terá espaço suficiente para trabalhar confortavelmente, e por último retirar todas as tampas de plástico das armações na parte da frente do computador.


N.B.: A caixa é fornecida geralmente com um cabo de alimentação e um conjunto de parafusos.


Os parafusos com uma pequena abertura de roscas instalam-se geralmente nos leitores de disquetes e de CD, enquanto que os parafusos com uma grande abertura permitem fixar os discos duros.


O Processador


O processador é o circuito integrado chave do computador, realizando os principais cálculos. Os processadores existem em diferentes formatos que podem ser classificados em duas famílias:


• Os processadores Socket ;


• Os processadores Slot.


Socket ZIF


No momento da instalação de um processador Socket ZIF (Zero Inserção Força), deve se ter o cuidado de levantar a pequena alavanca, situada sobre a fracção do socket, inserir o processador delicadamente assegurando-se de que “a marca” situada num canto do processador coincide com a marca sobre o apoio (consulte a documentação da sua placa-mãe).




Seguidamente, basta baixar a alavanca e o processador estará instalado.




Slot


A montagem de uma CPU num Slot (traduzir “fenda”) é igualmente simples : é necessário instalar o carril de fixação que acompanha a placa-mãe. Seguidamente, o processador insere-se muito facilmente, como uma placa de extensão (só um sentido de montagem é possível).


Instalação de um dissipador térmico (ventirad)


Para os processadores montados sobre apoios ZIF, é absolutamente indispensável instalar um dissipador de calor térmico (chamado às vezes “radiador”) bem como um ventilador que não são necessariamente fornecidos com o processador. Quase sempre, estes dois componentes são vendidos num só bloco chamado “ dissipador térmico”.




 
Na ausência de um radiador, o processador queimará alguns segundos após ter ligado o computador à corrente.




É aconselhável aplicar uma gota de massa térmica (gordura de silicone) sobre a parte do processador que estará em contacto com o radiador, a fim de aumentar a superfície de contacto entre o processador e o dissipador de calor e assim melhorar a dissipação do calor. A maior parte dos dissipadores térmicos possui já uma fina camada de massa térmica, não sendo então necessário acrescentar.






Encaixe uma das pinças do radiador no conector do conector ZIF e engate devagar o segundo. O radiador deve ser centrado correctamente e estar em contacto com toda a superfície do processador. É importante dar especial atenção ao sentido da montagem do radiador : a reentrância na parte inferior do radiador deve estar ao nível da parte emergente do socket. Por outro lado tenha o cuidado de não forçar porque a parte central do processador (em silício) é frágil e a mínima fenda danificá-lo-á de maneira irreversível.




 
Por último, ligue o cabo de alimentação do ventilador ao conector previsto para esse efeito na placa-mãe. Pode ser útil arranjar o cabo de alimentação do ventilador de maneira a não correr o risco de obstruir a rotação das pás.




Existem igualmente alternativas aos dissipadores térmicos, conhecidos por serem ruidosas:


• Os ventiladores a mudança de fase (“congeladores miniaturas”) : soluções muito eficazes mas caras;


• Os ventiladores de ar frio silencioso (Peltier), silenciosos mas instáveis;


• Os ventiladores "kit watercooling" : estáveis, eficazes e silenciosos. Os conjuntos de watercooling dispõem de um reservatório de água, de uma bomba, um nó térmico e “waterblock”, capturando o calor do processador.

Por último, existem soluções de "software" que permitem desactivar as instruções inutilizadas do processador, a fim de ganhar alguns graus.




Configuração


Sobre certas placas-mães antigas , é necessário deslocar os jumpers para definir os parâmetros de frequência do processador.


As placas-mães recentes, designadas “jumperless” , reconhecem automaticamente os parâmetros do processador e permitem alterá-lo manualmente no BIOS. O princípio é no entanto o mesmo nos dois casos e consiste em definir uma frequência para o bus de dados da placa-mãe (chamada FSB, para Front Side bus) bem como um coeficiente multiplicador para o processador.



Os jumpers


Os jumpers são pequenos pedaços de metal revestidos de plástico que permitem a passagem da electricidade, como um interruptor.


N.B.: Se não deseja alterar manualmente a frequência do processador e deixar a frequência por defeito, não tem necessidade de ler esta secção.


Existem dois tipos de jumpers que servem para configurar o processador :




• Os cavaleiros que descrevem a frequência do processador ;


• Os cavaleiros que descrevem a voltagem do processador.


A frequência do processador corresponde à frequência interna da placa-mãe (ou mais exactamente à do seu bus de dados, o FSB), multiplicada por um coeficiente. Assim, as placas-mães pouco recentes possuem jumpers que servem para descrever a frequência interna da placa, e jumpers para descrever o coeficiente multiplicador.


A disposição destes jumpers e a sua posição na placa-mãe são descritas no manual da sua placa-mãe. É recomendado efectuar estes ajustamentos de maneira a ter a frequência máxima possível para a placa-mãe, seguidamente regular o coeficiente multiplicador do processador para o valor ideal.

Resta por último descrever a voltagem do CPU por jumpers. Em geral as tensões possíveis são 3.3 V, 3.45 V (tensão habitual de numerosos processadores), e 3.6 V.



Inserção de módulos de memória RAM


Existem diferentes tipos de memória . As placas-mães mais recentes estão equipadas com DDR2 ou DDR. Algumas estão ainda equipadas com RamBus. Por último, as mais antigas dispõem de conector de memória SDRAM, ou mesmo de EDO.


Geralmente, não é possível inserir uma memória RAM de um tipo não suportado pela placa-mãe porque cada tipo de memória possui um ou vários entalhes que impedem a sua inserção num lugar não adaptado.




DDR, SDRAM ou RAMBus




Os módulos de memória DDR, SDRAM ou RAMBUS podem ser instalados sozinhos nos lugares da memória. Contudo não é aconselhável instalar módulos de memória de tipo (e de marca) diferentes, porque :


• podem existir incompatibilidades ;


• o computador será atrasado pela velocidade da memória mais lenta.




Para inserir módulos de memória DDR, RAMBus ou SDRAM, basta afastar as fixações giratórias situadas de um lado e do outro do conector, colocar o módulo de memória verticalmente sobre o seu lugar tendo o cuidado de verificar que está no bom sentido (um ou vários entalhes no meio dos pinos impede o encaixe no mau sentido).




Apoie firmemente, mas sem forçar. Os dois ferrolhos presentes de cada lado devem fechar-se automaticamente.





DRAM / EDO


Os módulos de memória DRAM ou EDO encaixam-se a dois e dois, isto é, para ter 32 Mo será necessário instalar 2 módulos de 16 Mo.


A instalação de memória EDO exige alguma habilidade. Coloque-a no seu conector inclinando a 45°, seguidamente deslize-a de maneira a encaixar horizontalmente.

 A Placa-mãe


A placa-mãe aparafusa-se na caixa. Pequenas fixações, chamadas espaça dores ou peças de espaçamento, em geral são fornecidas para manter um espaço entre a placa e a caixa. Os espaçadores são habitualmente fixações de plástico ou apoios metálicos para encaixar no fundo da caixa ou suportes metálicos para aparafusar.




Uma vez a placa-mãe alinhada sobre os espaçadores, e tendo as portas de entrada/saída alinhadas com as aberturas da caixa, a placa-mãe deve ser aparafusada na parte inferior da caixa.




A placa-mãe deve seguidamente ser ligada à alimentação do PC. Na caixa, uma tomada fêmea que possui 12 pinos (ou 2 tomadas com 6 pinos fêmeas) ou 24 pinos sai do bloco de alimentação. Este conector deve ser ligado no lugar previsto na placa-mãe (consultar o manual) tendo o cuidado de verificar que os 4 filhos centrais são pretos (terra).


Por último, numerosos outros componentes devem ser ligados à placa-mãe. Pinos contíguos presentes sobre a placa-mãe permitem ligar os conectores do painel na frente da caixa ( altifalante, botão de aposta sob tensão, sinais luminosos, etc.).


Recomenda-se a consulta do manual da placa-mãe para saber o seu lugar, embora os nomes às vezes estejam gravados sobre a placa (SPK=speaker, etc.). Eis uma lista não exaustiva desses componentes :




Instalação de placas de extensão




Os slots de extensão são receptáculos nos quais é possível encaixar placas de extensão. Existem várias espécies de conectores :


• os conectores ISA que funcionam em 16 bits. Poucos computadores recentes possuem hoje este tipo de conector porque se trata de um bus pouco rápido.


• os conectores PCI que funcionam em 32 bits. Trata-se do tipo de conector para a maior parte das placas de extensão, com excepção das cartas gráficas de última geração.


• os conectores AGPque funcionam em 32 bits. Trata-se de um bus rápido reservado para a placa gráfica, geralmente distinguida pela sua cor castanha.


• os conectores PCI Express funcionam em 32 bits. Trata-se de um bus muito rápido reservado à placa gráfica, distinguindo-se geralmente pela sua cor castanha.





Não deve ter receios : não é possível enganar-se na medida em que cada um destes tipos de placas tem um lugar de dimensão diferente.




Para instalar uma placa de extensão, basta retirar a tampa correspondente da caixa, seguidamente encaixar a parte traseira da placa, baixar ligeiramente a parte da frente, e por último aparafusar.




Na medida do possível, é aconselhável deixar um espaço livre entre as placas a fim de permitir mais facilmente a evacuação do calor.



Discos duros, leitores CD-ROM/DVD-ROM e leitor de disquetes


A placa-mãe comporta em geral dois conectores IDE (Integrated Device Electronics) :


• O primeiro conector chama-se conector primário (em ingleses Primary device controlar);


• O segundo chama-se conector secundário (em inglês secondary device controlar).


Cada um destes conectores permite ligar dois periféricos IDE sobre uma mesma fita, ou seja, um máximo de quatro equipamentos IDE (dois por fita ligada sobre a placa-mãe). É possível conectar periféricos suplementares instalando uma placa de extensão chamada controlador IDE, ou utilizando um controlador SCSI.


Na medida em que dois periféricos podem reencontrar-se sobre uma mesma fita IDE (fita de fios que conectam um ou dois periféricos IDE à placa-mãe), é necessário indicar ao computador qual dos dois é prioritário, ou mais exactamente qual é o mestre (em inglês master), e qual é o escravo (em inglês slave abreviatura SL). Para o efeito, é necessário configurar os periféricos IDE através de jumpers situados na parte posterior do periférico (ao lado do conector IDE). Geralmente um pequeno esquema situado sobre o periférico explica as posições dos jumpers em mestre (M) ou escravo (SL).


É de notar que encontrará às vezes a abreviatura CS (para cabo select, selecção cabografada), permitindo definir automaticamente o disco mestre e o escravo quando os dois discos possuem esta opção e a mesma é suportada pela placa-mãe.


Além disso, é aconselhável pôr sobre a mesma fita periféricos do mesmo tipo porque a velocidade de transferência do bus adapta-se ao periférico mais lento da fita. Assim, recomenda-se que ponha os discos sobre uma fita e os leitores de CD-ROM e gravadores IDE sobre a segunda (um gravador deve ser instalado exactamente como um leitor de CD-ROM).


Há, como vimos, 2 canais IDE, sobre cada um dos quais é possível ligar dois discos.


O computador vai iniciar (booter) por defeito com o primeiro disco duro situado no primeiro canal IDE. A ordem de prioridade é a seguinte:


• IDE1 - Master (Mestre),


• IDE1 - Slave (Escravo)


• IDE2 - Master,


• IDE2 - Slave.



As configurações aconselhadas são as seguintes:




 

Aquando da ligação dos periféricos IDE, é importante verificar bem se a banda vermelha sobre a fita está do lado do pino n°1:




ao nível da placa-mãe:



ao nível do (s) disco (s) duro (s) (geralmente do lado da alimentação):
Os outros periféricos IDE (leitores ou gravador de CD-ROM / DVD-ROM) ligam-se geralmente de acordo com este mesmo princípio.




Para mais informações, consulte a secção sobre os bus IDE/ATA.


Serial ATA


Se a placa-mãe possui conectores Serial ATA (SATA), é aconselhável comprar discos duros que possuam esta conversão porque ela é muito mais rápida que a conversão IDE. Além disso, os cabos Serial ATA são finos e permitem uma melhor circulação do ar.


A instalação de discos Serial ATA é muito simples: basta ligar os discos duros ao conector Serial ATA através do cabo fornecido com a placa-mãe. Uma manipulação é às vezes necessária no BIOS a fim de activar o conector SATA.


Para mais informações, consulte a secção sobre o serial ATA.


Discos SCSI


No caso de discos duros ou leitores de CD-ROM SCSI, trata-se inicialmente de instalar um controlador SCSI ou, se for caso disso, de utilizar o controlador integrado na placa-mãe.


Subsequentemente, números de identificação devem ser atribuídos aos diferentes periféricos . Os jumpers presentes nos discos permitem habitualmente definir um número.


Leitor de disquetes


O leitor de disquetes (marcado às vezes como FDC, para Floppy Disk Controller) liga-se graças a uma fita mais estreita que as fitas IDE dos discos duros, sobre o conector da placa-mãe previsto para esse efeito.



Organização dos elementos internos


Os discos duros e o conjunto dos elementos internos (leitor de disquetes, leitores ou gravadores de CD-ROM/DVD-ROM) podem ser montados em qualquer armação interna. No entanto, a disposição destes elementos pode depender dos constrangimentos seguintes :


• o comprimento e a disposição dos cabos e coberturas;


• a temperatura de certos periféricos;


• o acesso aos periféricos. É preferível pôr os elementos mais frequentemente utilizados ao alcance, por exemplo os leitores ou gravadores de CD-ROM/DVD-ROM na armação mais próxima.






Conclusão


O computador assim instalado deve seguidamente ser ligado à alimentação e os diferentes periféricos (começando pelo teclado e pelo rato) podem ser conectados através dos conectores situados na parte traseira (às vezes igualmente na frente) da caixa.


Um sistema de exploração deverá por último ser instalado a fim de poder utilizar o computador!


 


Para melhor montagem temos aqui os links :
Parte1
http://www.youtube.com/watch?v=n56karrJt74
Parte2
http://www.youtube.com/watch?v=63bwsZzbRxU&feature=related
Parte3
http://www.youtube.com/watch?v=f33gRCHPDuA&feature=related
Parte4
http://www.youtube.com/watch?v=twXGmgbtTTk&feature=related
Parte5
http://www.youtube.com/watch?v=ln4TXWU27-Q&feature=related